afiliacoes.med.up.ptINSTITUIÇÕES AFILIADAS DA FACULDADE DE MEDICINA DA UNIVERSIDADE DO PORTO

Unidade Local de Saúde do Tâmega e Sousa, E.P.E.

Hospital Padre Américo - Vale do Sousa (Penafiel)
© Gabinete de Comunicação do HPA-VS

 

O Decreto-Lei n.º 102/2023, de 7 de novembro, representou um marco importante na reestruturação do Serviço Nacional de Saúde (SNS). Através da integração dos hospitais e centros hospitalares com os Agrupamentos de Centros de Saúde, o modelo de Unidades Locais de Saúde (ULS) foi implementado com o objetivo de otimizar a gestão e a prestação de cuidados de saúde à população.

No início de 2024, 31 novas ULS entraram em funcionamento, incluindo a Unidade Local de Saúde do Tâmega e Sousa (ULSTS) que resulta da integração do Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa com os ACeS do Tâmega I – Baixo Tâmega, com exceção do Centro de Saúde de Celorico de Basto, do Tâmega II – Vale do Sousa Sul e do Tâmega III – Vale do Sousa Norte.

A ULSTS é composta por duas unidades hospitalares: o Hospital Padre Américo, em Penafiel, e o Hospital de São Gonçalo, em Amarante.

Conta também com 73 unidades funcionais distribuídas pelos 12 municípios da sua área de influência.

Esta integração permite uma melhor articulação entre os diferentes níveis de cuidados de saúde, desde os cuidados primários aos cuidados hospitalares, otimizando a resposta às necessidades da população.

Missão

A ULSTS assume como missão a identificação das necessidades de saúde da sua população de referência e a garantia de uma resposta integrada a essas necessidades, procurando a melhoria dos níveis de saúde dessa mesma população, com ações focadas essencialmente na promoção da saúde e prevenção da doença.

A prestação de cuidados de saúde, adequados e em tempo útil, com garantia de elevados padrões de desempenho técnico científico, far-se-á com a eficaz e eficiente gestão dos recursos, através de uma adequada articulação entre os diferentes tipos de cuidados

Visão

A ULSTS visa proporcionar condições de saúde de referência à população da sua AI e ser reconhecida pelos cidadãos como uma organização que presta um serviço acessível e de qualidade, que, através de uma boa gestão e alocação de recursos, pretende alcançar o máximo de ganhos em saúde da população.

Pretende apresentar-se como uma das ULS mais eficientes do país e que promova uma adequada integração na comunidade, contribuindo para o desenvolvimento económico da região e fator de aumento da coesão social.

Valores

A ULSTS pautará a sua presença na comunidade, desenvolvendo a sua missão e prosseguindo a sua visão, norteada pelos valores do máximo pela ética, pelo respeito pela dignidade humana, pela responsabilidade social, rigor na gestão de recursos comuns e sentido de participação no desenvolvimento coletivo da região.

 

 

Fonte: www.chts.min-saude.pt