afiliacoes.med.up.ptINSTITUIÇÕES AFILIADAS DA FACULDADE DE MEDICINA DA UNIVERSIDADE DO PORTO

Centro Hospitalar Universitário de S. João

Hospital de S. João (Porto)

O Centro Hospitalar de São João (CHSJ) localiza-se na cidade do Porto e presta assistência direta a população das freguesias do Bonfim, Paranhos, Campanhã e Aldoar, dentro do concelho do Porto, bem como aos concelhos da Maia e Valongo.

Atua igualmente como centro de referência para os distritos do Porto (com exceção dos concelhos de Baião, Amarante e Marco de Canaveses), Braga e Viana do Castelo.

O CHSJ atua ainda como referência para áreas geográficas mais alargadas, no contexto das Redes de Referenciação Hospitalar, ou mesmo para áreas mais alargadas em áreas específicas de ponta, em que atua como referenciação de excelência para doentes de diversas outras áreas geográficas.

A atividade gestionária do CHSJ estrutura-se em níveis intermédios de gestão. As estruturas intermédias de gestão agregam serviços (os quais podem ser organizados em unidades funcionais) e unidades orgânicas que de forma articulada contribuem para a prossecução dos objetivos estabelecidos.

As unidades orgânicas são estruturas mais simples que os serviços, com funções específicas, dotadas de recursos humanos e/ou técnicos próprios, não integradas em serviços:

Organização das Áreas de Produção Clínica

  • UAG de Cirurgia
  • UAG de Medicina
  • UAG da Urgência e Medicina Intensiva
  • Clínica da Mulher
  • Clínica de Psiquiatria e Saúde Mental
  • Centro de Imagiologia
  • Centro de Medicina Laboratorial
  • Hospital Pediátrico Integrado

 

O CHSJ dispõe neste momento de uma lotação oficial de 1.105 camas distribuídas por várias especialidades médicas e cirúrgicas e 45 berços.

O Serviço de Urgência do CHSJ é diferenciado em Pediátrico e de Adultos, e de Ginecologia e Obstetrícia. No entanto, em algumas das especialidades os serviços são comuns, como é o caso da Estomatologia, Oftalmologia e Otorrinolaringologia, que efetuam o atendimento urgente num espaço físico externo à área da Urgência.

 

 

Fonte: portal-chsj.min-saude.pt